A região

O Douro Sul é uma região situada a sul do rio Douro, a norte do Montemuro e entre os rios Paiva e Côa. Dela fazem parte 10 concelhos.

O Douro Sul é detentor de um charme único e tem imensos tesouros para oferecer. Caracterizado por uma população rural, com a cultura da vinha, a produção frutícola, de carne e uma agricultura de subsistência a marcar as gentes desta terra. É também uma terra de contrastes, que nos surpreende pela sua monumentalidade geográfica e arquitectónica. Desde os vestígios da presença de povos pré-históricos, aos edifícios de carácter militar ou à imponência dos edifícios religiosos, o Douro Sul possui um rico e vasto património de interesse único e incomparável com outras zonas do País.

O rio Douro é o elemento geográfico fulcral desta região, serpenteando as serras e proporcionando panorâmicas das mais belas que alguma vez irá ver. Os contrastes entre as serras e o Douro, as escarpas e os socalcos trabalhados ao longo de centenas de anos pelo homem na produção vitivinícola do vinho do porto surpreende sempre quem quer que a vislumbre.

Quem entra no Douro Sul é levado a apreciar os seus conventos e igrejas, a contactar com o artesanato típico, a saborear a gastronomia única, a desfrutar do folclore das seculares romarias e a conhecer uma das regiões mais características deste país.

Esta página pretende servir de ponto de encontro entre turistas, os que admiram o Douro Sul e os Durienses. Estaremos permanentemente em construção e convidamos todos os visitantes a navegar pelos nossos menus e a deixar-se encantar nesta região.